Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri
Parvordem: Passerida
Família: Fringillidae
 Leach, 1820
Subfamília: Euphoniinae
 Cabanis, 1847
Espécie: E. laniirostris

Nome Científico

Euphonia laniirostris
d'Orbigny & Lafresnaye, 1837

Nome em Inglês

Thick-billed Euphonia


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Gaturamo-de-bico-grosso

O gaturamo-de-bico-grosso é uma ave passeriforme da família Fringillidae.

Também conhecido como gaturamo-bicudo.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) euphonia, euphony = excelência do tom; e do (latim) laniirostris = com bico de tangará, com bico de picanço. ⇒ (Pássaro) com bico de tangará e excelência do tom ou (ave) cantora com bico de picanço. Lanirostris faz referência ao gênero Lanius (Linnaeus, 1758).

Características

Mede 12,5cm de comprimento. O macho assemelha-se ao gaturamo-verdadeiro(Euphonia violacea), mas o amarelo do píleo estende-se até atrás dos olhos, ao contrário daquele, que possui a cor amarela apenas na fronte. O canto é um gorjear variado, podendo ser rouco ou assoviado. Às vezes executa imitações.

Alimentação

Frugívoro e insetívoro. Apresentam o estômago muscular (moela) muito reduzido. O alimento ingerido atravessa rapidamente o tubo digestivo sendo pouco aproveitado, quando comparado com um pássaro que possui uma moela funcional.

Reprodução

Constrói um ninho esférico. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 5 ovos brancos pintados de castanho, tendo de 2 a 3 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 15 dias.

Hábitos

Vive em matas de galeria, áreas abertas e beiras de matas de várzea. Solitário, aos pares ou em pequenos grupos, prefere áreas mais abertas com árvores esparsas. Vive no estrato médio e nas copas em bandos mistos com outras espécies do gênero Euphonia.

Distribuição Geográfica

Duas raças tem ocorrência registrada no Brasil.

A raça (Euphonia laniirostris laniirostris), d’Orbigny & Lafresnaye, 1837. No sudeste do Peru até o norte da Bolívia e também em direção ao leste do Brasil (na região que abrange o sudeste do estado do Amazonas até o estado do Mato Grosso), (Schulenberg, 2006).

A raça (Euphonia laniirostris melanura), P. L. Sclater, 1851. Do leste e sul da Colômbia até o leste do Equador e leste do Peru (ao sul até San Martín e ao norte até Ucayali), na Amazônia brasileira (no Acre e ao leste, seguindo a bacia do rio Amazonas até o oeste do Pará), (Schulenberg, 2006). Esta raça apresenta a cauda preta, sem as manchas brancas nas retrizes externas que são encontradas nas demais raças (Ridgely e Tudor, 1989).

Referências

Galeria de Fotos